VOCÊ SABIA? Se Marvin Gaye estivesse vivo completaria 82 anos na ultima sexta 02/03

Nome completo

Marvin Pentz Gay Jr.

Marvin Gaye (Washington, 2 de abril de 1939 – Los Angeles, 1 de abril de 1984), nascido Marvin Pentz Gay, Jr.[2], foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor. Ganhou fama internacional durante os anos 1960 e 1970 como um artista da gravadora Motown.

O início da carreira do cantor foi em 1961, na Motown, onde Gaye rapidamente se tornaria o principal cantor da gravadora e emplacaria numerosos sucessos durante os anos sessenta, entre eles "Stubborn Kind of Fellow", "How Sweet It Is (To Be Loved By You)", "I Heard It Through the Grapevine" e vários duetos com Tammi Terrell, incluindo "Ain't No Mountain High Enough" e "You're All I Need to Get By", antes de mudar sua própria forma de se expressar musicalmente. Gaye é importante por sua luta por produzir seus sucessos, mas criativamente restritivo — no processo de gravação da Motown, intérpretes, compositores e produtores eram geralmente mantidos em áreas separadas.


Com seu bem-sucedido álbum What's Going On, de 1971, e outros lançamentos subsequentes — includindo Trouble Man, de 1972, e Let's Get It On, de 1973, Gaye, que vez ou outra compunha canções para artistas da Motown no início da sua carreira, provou também que poderia tanto escrever quanto produzir seus próprios discos sem ter de confiar no sistema da Motown. Ele é também conhecido por seu ambientalismo, talvez mais evidente na canção "Mercy Mercy Me (The Ecology)".[3]


Durante os anos setenta, Gaye lançaria outros notáveis álbuns, includindo Let's Get It On e I Want You, além de ter emplacado vários sucessos, como "Let's Get It On" e "Got to Give It Up". Já no começo dos anos oitenta, seria a vez do hit "Sexual Healing", que lhe rendeu — antes de sua morte — dois prêmios Grammy. Até o momento de ser assassinado pelo seu pai, em 1984, Gaye tinha se tornado um dos mais influentes artistas da cena soul. Em 1996, Gaye foi homenageado na 38.º cerimônia do Grammy Awards.


A carreira de Marvin tem sido descrita como uma das que "abarcam toda a história do R&B, do doo-wop dos anos cinquenta ao soul contemporâneo dos anos oitenta."[4] Críticos têm também afirmado que a produção musical de Gaye "significou o desenvolvimento da black music a partir do rhythm'n blues, através de um sofisticado soul de consciência política nos anos setenta e de uma abordagem maior em assuntos de cunho pessoal e sexual."

Em 1 de abril de 1984, um dia antes de completar seu 45.º aniversário, Marvin foi assassinado com um tiro por seu próprio pai, após uma briga iniciada quando os pais de Gaye discutiam sobre a perda de documentos de negócios. A ironia é que Gaye foi morto por uma arma calibre 38 que ele próprio havia dado de presente para seu pai. Seu corpo foi cremado e as cinzas lançadas no Oceano Pacífico.[16] Marvin Pentz Sr. foi condenado a seis anos de prisão, após ser declarado culpado por homicídio. A acusação de assassinato foi abandonada após médicos descobrirem que ele estava com um tumor cerebral. Marvin Pentz Sr passou o final de sua vida em um asilo, onde morreria de pneumonia em 1998.


Após alguns lançamentos póstumos, que fortaleceram a memória de Marvin na consciência popular, o cantor foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 1987. Mais tarde, também ao Hollywood's Rock Walk e, em 1990, ganharia uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.


Após a sua morte foram lançadas algumas canções em sua homenagem: "Night Shift" dos Commodores (que também homenageia Jackie Wilson) e "Missing You" de Diana Ross. E em 2014 foi lançada a​ canção de Charlie Puth e Meghan Trainor, "Marvin Gaye", que é uma homenagem a Marvin Gaye e à sua forma de gerar um ambiente de romance e sedução nas suas canções.


Por : DJ Marlon
Fonte: 

Categoria:Curiosidades

Deixe seu Comentário


Sandra - 24/05/2021 18h59
Salve , salve , programação de primeira!!
Betoo - 02/05/2021 10h14
Marlon Vc tá demaissss ,parabens 👏🏾👏🏾👏🏾👊🏿
Leonardo silva - 21/04/2021 18h28
Boa noite vcs tem um outro canal nas redes